Qual é o futuro da automação?
A automação está crescendo e as organizações estão buscando mais maneiras de oferecer valor consistente que garanta redução de custos, maior satisfação de funcionários e clientes e aumento de produtividade por meio de processos eficientes e automatizados. Veremos especialmente essas transformações digitais em áreas como cadeias de suprimentos, atendimento ao cliente e tarefas administrativas.
A automação inteligente (AI) usa automação robótica de processos (RPA), inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e gerenciamento de processos de negócios (BPM) para automatizar processos de negócios completos.
Então, vamos falar sobre as previsões de automação para 2024.
Qual é a tendência atual em automação?
Provavelmente, o principal tópico sobre o qual todos estão falando é a expansão da IA para tecnologias mais amplas, como a IA criativa. Porém, não há apenas uma tendência que veremos surgir no próximo ano para a automação. Veremos mudanças em ética, estratégia, governança, soluções completas e na forma como os usuários de negócios interagem com a tecnologia de automação em tempo real.
Quais são as tendências de automação para 2024 de acordo com a SS&C Blue Prism?
A SS&C Blue Prism identificou sete tendências principais de automação que provavelmente veremos em 2024, incluindo:
- IA criativa + automação inteligente.
- Processos voltados a operadores digitais.
- Da estratégia de produtos específicos para a estratégia de plataforma.
- Aplicações estratégicas.
- Melhor acesso de usuários para desenvolvedores cidadãos.
- Automação ética e conformidade com ESG.
- Governança e segurança.
Quais tecnologias dominarão em 2024?
Veremos muito mais ação de plataformas do que soluções de automação simples. As organizações querem que sua automação faça mais, e elas não querem experimentar algumas amostras de cada pote — elas querem levar a loja toda. Isso significa que mais empresas procurarão fornecedores que ofereçam uma gama completa de soluções automatizadas para ajudá-las a alcançar a transformação digital total, incluindo ferramentas de automação como:
Processamento de linguagem natural (NLP)
À medida que mais organizações usam chatbots para responder automaticamente a consultas e reclamações de clientes, a necessidade de mais assistentes virtuais de IA conversacional se tornará essencial para acompanhar a demanda e fornecer continuamente experiências de alta qualidade aos clientes.
IA criativa
Houve uma explosão de IA criativa em 2023, quando um computador é treinado em grandes modelos de linguagem (LLMs) para gerar novo conteúdo com base em um prompt. Isso abriu uma série de possibilidades para expandir os recursos de IA e colocar o desenvolvimento de automação de código nas mãos de usuários corporativos ou “desenvolvedores cidadãos” — pessoas que não são de tecnologia dentro da empresa.
É claro que a IA criativa ainda tem suas limitações e, com ela, vem a necessidade de uma boa governança e de garantir que as empresas permaneçam em conformidade com seus processos. 2024 promete ver mais organizações usando IA criativa e muitas mais empenhadas em encontrar uma maneira de usá-la com segurança.
O que dizem os analistas: Até 2025, a IA criativa será parceira da força de trabalho de 90% das empresas em todo o mundo. — Gartner, We Shape AI, AI Shapes Us
O que diz a nossa gente: “A IA criativa, como tecnologia de desenvolvimento, vai encontrar obstáculos, mas começaremos a notar sua maior utilização para apoiar humanos, facilitando tarefas individuais, incluindo a automação. Seja para apoiar a modelagem de aplicativos ou a revisão de fluxo de automação, a IA criativa se tornará um potencializador de produtividade no espaço da automação, proporcionando ao projetista de automação humano mais tempo e espaço para exercer sua criatividade e discernimento enquanto assume algumas das tarefas mais entediantes e mundanas.” — Drew Sonden, consultor sênior de soluções, SS&C Blue Prism
O que dizem nossos parceiros: “As ferramentas de automação baseadas em IA de nova geração darão vida ao movimento do ‘desenvolvedor cidadão’, incentivando os indivíduos a fazer mais para melhorar sua própria produtividade pessoal.” — Ted Shelton, líder global de produtos para redesenho de processos de negócios, Bain & Company
Processamento inteligente de documentos (IDP)
Muitas organizações buscarão consolidar seus dados, facilitando o armazenamento e a triagem para que as informações estejam seguras e acessíveis. O IDP permite que as empresas transformem qualquer formato de documentos não estruturados, semiestruturados ou estruturados em dados de automação legíveis por máquina. Isso, em combinação com a automação de processos, simplificará e digitalizará processos em toda a empresa.
O que diz a nossa gente: “A consolidação de BPM, RPA e IDP em um único fornecedor ou modelo de plataforma faz parte de uma tendência mais ampla em automação comercial, com o objetivo de fornecer uma abordagem mais holística e eficiente para gerenciar e otimizar processos de negócios e interações com clientes.” — Greg Walker, gerente de marketing de produto, SS&C Blue Prism
Soluções de plataforma nativas de nuvem
A acessibilidade de dados é fundamental, e as organizações que não dispõem de infraestrutura para automação local recorrerão a plataformas nativas da nuvem. Com plataformas de automação nativas da nuvem, as organizações podem implantar uma força de trabalho digital híbrida com mais flexibilidade do que nunca.
O que dizem os analistas: 70% das empresas formarão laços estratégicos com provedores de nuvem para plataformas de IA criativa, ferramentas para desenvolvedores e infraestrutura, exigindo novos controles corporativos para governança de dados e custos até 2025.
O que diz a nossa gente: “A nuvem oferece flexibilidade e controle em igual medida. Os clientes, à medida que avançam da automação, usarão “chamadas” para serviços de nuvem, como IA, IA criativa ou central de atendimento ou detecção de fraudes, como AWS ou GCP etc., para criar soluções mais complexas que serão consumidas e pagas conforme o uso. Os operadores digitais conduzirão as soluções em várias nuvens e aplicativos.” — Michael McLaughlin, vice-presidente de alianças e operações comerciais, SS&C Blue Prism
Process Intelligence
A necessidade de escalabilidade afetará organizações novas e experientes na automação de seus processos. Ferramentas de inteligência de processos, como mineração de tarefas e mineração de processos, ajudarão essas organizações com uma maneira econômica de identificar gargalos e encontrar novas oportunidades para automatizar. Isso os ajudará a obter mais benefícios com seu programa de IA e também incentivará mais eficiências com a eliminação de redundâncias.
O que dizem os analistas: Atualmente, mais de 50% das organizações usam ferramentas de inteligência de processos, e o restante planeja usá-las. — Forrester Predictions: 2024 Automation
O que diz a nossa gente: “A mineração de tarefas finalmente atenderá ao hype em 2024 — aumentará a eficiência, otimizará processos, aumentará a conformidade por meio de melhores auditorias e permitirá que as empresas tomem decisões baseadas em dados.” —– Michael McLaughlin, vice-presidente de alianças e operações comerciais, SS&C Blue Prism
Quais são as tendências em automação comercial?
O trabalho precisa ser feito de forma mais rápida, barata e melhor, o que leva muitas organizações a implementar mais aplicativos com pouca ou nenhuma utilização de código para que os usuários de negócios possam criar e implantar automações facilmente nas operações de negócios e reduzir a complexidade dos processos. Mais fornecedores do mercado de automação oferecerão aos desenvolvedores cidadãos APIs sem código, com os desenvolvedores profissionais criando os conectores para tornar isso possível.
Qual é o próximo grande diferencial da automação?
Mais organizações buscarão utilizar LLM e IA criativa nas áreas de negócios assistidas e concentradas em tarefas. No entanto, com tantos fornecedores entrando na onda da IA criativa, as organizações precisarão discernir quais tecnologias de automação agregarão valor consistentemente aos negócios.
Qual a tendência em IA e automação para 2024?
Veremos mais IA envolvendo ofertas de IA criativa que garantem as proteções certas para controlar os dados de entrada. Isso significa que mais organizações estudarão o uso de IA nas esferas de automação existentes para garantir resultados consistentes e confiáveis.
Qual é a próxima tendência depois da IA?
Depois da IA, veremos muito mais automação ética em torno da evolução das regulamentações ESG. Mais organizações precisarão considerar quais relatórios ESG são necessários em sua região e setor e buscarão a automação para resolver fatores como pegada de carbono, segurança de dados e satisfação dos funcionários.
Quais são as metas futuras da automação?
Estamos caminhando para novos territórios com tecnologias em mudança e requisitos ESG em evolução. Mais organizações precisarão definir estratégias de transformação digital para garantir a manutenção da conformidade e, para isso, a maioria provavelmente recorrerá a modelos operacionais como o Modelo Robótico Operacional (ROM™2) da SS&C | Blue Prism® para guiar seu caminho.
7 tendências e previsões para automação inteligente
Qual a previsão para a automação em 2024?
Baixe nosso e-book Previsões de automação para 2024 para obter informações completas sobre as tendências de RPA e IA para 2024.
Baixar e-book