Relatório técnico
Tendências e previsões em automação inteligente para 2024
Contato
A automação robótica de processos (RPA) foi ponderada e medida e determinamos o que o futuro reserva para a nossa amiga da automação de tarefas em 2024.
A RPA está sob o guarda-chuva da automação inteligente (IA), juntamente com o gerenciamento de processos de negócios (BPM), a inteligência artificial (IA) e o aprendizado por máquina (ML), entre outros. Então, a RPA autônoma ainda faz jus ao hype? A automação em toda a empresa a absorveu totalmente ou a IA criativa está finalmente dando o pontapé inicial?
Vejamos nossas previsões para 2024 com insights diretamente do nosso pessoal da SS&C Blue Prism.
A RPA já existe em muitas organizações, mas seu potencial vai além da automação de tarefas repetitivas? Está apenas começando. Veremos mais organizações dando o salto com a automação e explorando novas possibilidades em toda a empresa. À medida que avançamos para o novo ano, uma das principais prioridades de muitas organizações será minimizar custos, impulsionar o atendimento ao cliente e encontrar maneiras de melhorar a segurança, a governança e a conformidade, em linha com a evolução das regulamentações ambientais, sociais e de governança (ESG).
Como já sabemos, não dá para falar de RPA sem mencionar a IA criativa. À medida que mais avanços tecnológicos surgirem da IA criativa, a RPA evoluirá com eles para produzir ainda mais eficiência e produtividade.
A sofisticação adicional de LLMs e IA criativa simplificará o processo de criação de automações, abordando processos complexos de difícil automação.”
Vice-presidente sênior e gerente geral, Ásia-Pacífico, SS&C Blue Prism
A resposta direta? Sim! A RPA ainda é uma ferramenta de automação útil. Ela implanta robôs de software para executar tarefas de front e back-office. É claro que muitas empresas estão levando a RPA para o próximo nível e encontrando novas maneiras de alcançar a transformação digital total.
A RPA é adequada para lidar com muitas tarefas repetitivas, como na administração. No entanto, ao integrar a RPA à IA e torná-la mais acessível aos desenvolvedores cidadãos, as empresas tirarão muito mais proveito dela, e é isso que observamos nas tendências futuras de automação.
“As plataformas estão cada vez mais concentradas em integrações perfeitas, melhorando a experiência do usuário. [...] A integração de ferramentas de RPA a aprendizado de máquina (ML) e IA garante não apenas a automação de tarefas, mas um gerenciamento completo de processos sem intervenção humana.”
Christopher Grønne Skaanild, Diretor de inteligência competitiva, SS&C Blue Prism
A RPA evoluirá de soluções de plataforma de RPA autônomas para ofertas mais amplas de jogo de plataforma, incluindo BPM, processamento inteligente de documentos (IDP) e muito mais. A automação de IA incluirá mais automação autônoma que não exige um human-in-the-loop (HITL). Ele também será mais acessível a usuários comerciais não técnicos por meio de ferramentas com pouca ou nenhuma utilização de código.
“A consolidação de BPM, RPA e IDP em um único fornecedor ou modelo de plataforma faz parte de uma tendência mais ampla na automação comercial com o objetivo de oferecer uma abordagem mais holística e eficiente para o gerenciamento e otimização de processos de negócios e interações com clientes.”
Greg Walker, Gerente de marketing de produto, SS&C Blue Prism
As implementações de RPA são grandes e cada vez maiores, e o mercado de automação cresce à medida que a necessidade de maior produtividade, redução de custos e melhor experiência do cliente para atender às demandas se torna uma prioridade para as organizações.
Até 2025, 70% das empresas em todos os setores terão contratado serviços de transformação de modelos de negócios digitais para implementar decisões de negócios baseadas em análise e recursos de gerenciamento.”
Cenário competitivo: Automação de processos de negócios
73% dos CIOs disseram que suas empresas planejam aumentar o financiamento em IA e aprendizado de máquina em 2024 em comparação com 2023.”
Pesquisa com executivos de tecnologia e CIO do Gartner em 2024
“A IA criativa substituirá a IA? É simples, não! Porque IA criativa e automação inteligente são tecnologias extremamente complementares. Enquanto a IA criativa fornece insights práticos e gera conteúdo atraente e original, a automação inteligente realiza a execução das atividades necessárias com base nesses insights e conteúdo, além de orquestrar e gerenciar todos os fluxos de trabalho, recursos e dados necessários para realizar a execução com sucesso. Essencialmente, a IA fornecerá os recursos de orquestração e automação para dar suporte aos recursos de criação e análise na IA criativa”.
Natalie Keightley, diretora sênior de marketing de produto, SS&C Blue Prism
Reduzimos nossas previsões para 2024 para 7 tendências de RPA, envolvendo:
Baixe nosso e-book “Tendências e previsões para 2024” para obter mais detalhes sobre cada uma de nossas sete previsões.
Enquanto houver tarefas a serem automatizadas, a RPA estará disponível para ajudar. No entanto, a aparência da RPA mudará à medida que seus recursos se expandirem para incluir outras tecnologias no âmbito da automação inteligente e da IA.
Estamos apenas arranhando a superfície da automação de processos. À medida que a RPA continua evoluindo com a integração de IA, veremos uma mudança da automação de tarefas repetitivas baseadas em regras para tarefas complexas e processos automatizados completos.
À medida que a governança e a segurança melhoram em torno das tecnologias de IA, também veremos setores mais altamente regulamentados, como serviços financeiros e assistência médica, adotando uma força de trabalho digital como uma solução robusta e confiável para melhorar suas operações.
Por fim, o futuro da automação de processos robóticos está ao alcance dos usuários de negócios, com a acessibilidade ao usuário e projetos intuitivos cada vez mais disponíveis. Com ferramentas de desenvolvimento com pouca ou nenhuma utilização de código, veremos um aumento de desenvolvedores cidadãos, pessoas sem formação técnica que podem implementar automações para melhorar processos. Isso ampliará as habilidades dos funcionários e ajudará a democratizar a RPA.
Na SS&C Blue Prism, estamos sempre olhando para o futuro, mantendo nossa base sólida por meio de nosso modelo operacional confiável, o Modelo Robótico Operacional (ROM™2) da SS&C | Blue Prism® e nossa força de trabalho digital confiável e eficiente, projetada pensando na acessibilidade do usuário.
Baixe o e-book Tendências de automação 2024 para saber mais.
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.