Blog
Exploração de casos de uso de AI e RPA na área de seguros
Contato
A concorrência das insurtechs (empresas de tecnologia financeira) cresce e as seguradoras tradicionais têm dificuldade para igualar a agilidade dos novos participantes. Os clientes esperam serviços mais ágeis e personalizados para atender aos seus hábitos de compra de outros bens e serviços. Os produtos de seguro são diferentes de um fone de ouvido Bluetooth comprado com um clique de botão. No entanto, os clientes esperam ter a mesma experiência de entrega imediata.
O Centro de Serviços Financeiros da Deloitte indicou que a subscrição pode ser dividida em vários passos importantes. Em quatro deles, podemos encontrar casos de uso de subscrição em tempo real para automação inteligente. Então, como as seguradoras podem atender a essas expectativas e qual o papel da automação inteligente?
Segundo a Agência de Estatísticas de Trabalho dos EUA, espera-se a continuação do declínio no número de subscritores de seguros entre 2020 e 2030, causada pela saída desses profissionais da força de trabalho para a aposentadoria ou outro setor. Para compensar essas perdas, sistemas e automação precisarão preencher essa lacuna.
A criação de uma solução de automação inteligente para subscrição de seguros em tempo real permitirá que os subscritores remanescentes aproveitem seu conhecimento especializado e sua experiência para desenvolver regras e treinamento para essas soluções de automação, em vez de desperdiçar sua capacidade de trabalho coletando e gerenciando dados. Essas atividades podem ser agrupadas genericamente em várias categorias, conforme definição da Deloitte: consumo de dados, triagem, avaliação de risco, precificação e processamento.
A automação inteligente pode ser aplicada nessas áreas para melhorar consideravelmente a capacidade de resposta das seguradoras no processo de subscrição.
A subscrição de seguros em tempo real exige o aproveitamento dos pontos fortes da RPA e automação inteligente tradicionais. A tarefa de coletar dados de diversas fontes pode ser transferida do subscritor humano e assumida integralmente pelo operador digital inteligente. Além de transferir a execução de tarefas triviais, essa transição de gerenciamento de dados para um processo automatizado também permite aumentar a velocidade e a precisão da coleta dessas informações importantes. Algumas dessas informações podem estar em formatos não digitais. No entanto, a automação pode ser capacitada com tecnologias inteligentes, como reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e processamento inteligente de documentos (IDP), para ler documentos, extrair dados importantes e, por fim, alimentar os dados no processo de subscrição.
É preciso avaliar e refinar dados em massa para obter as percepções das características de risco que serão consideradas durante o processo de subscrição. A automação inteligente apoia a triagem desses dados usando regras e inteligência artificial (IA). As regras desenvolvidas com base na experiência dos subscritores podem categorizar as informações e ajudar a direcionar o cliente para o conjunto de produtos adequado às suas necessidades. A utilização de IA para realizar a maioria das avaliações de solicitações de apólices de menor valor reduzirá a carga de trabalho dos subscritores humanos, que poderão se dedicar a apólices de maior valor ou complexidade. O conhecimento especializado dos subscritores para treinar a IA nessas decisões ajudará a solução de automação inteligente a acelerar a transformação do processo em uma subscrição de seguros em tempo real.
Em cada apólice, IA e aprendizagem por máquina podem ser usadas para modelar os preços com base em fatores de risco e características do cliente, além de sugerir o preço que oferecerá o melhor retorno. Os modelos de definição de preços podem usar como referência as milhares de apólices criadas com o processo de subscrição tradicional. Esse processo de criação de modelos de preços usando análise histórica dependerá muito dos recursos de análises de dados e da solução de automação inteligente.
As plataformas tradicionais de RPA e automação inteligente se destacam nas funções administrativas do processo de subscrição de seguros. Os dados nas várias plataformas de back-end usadas para rastrear e gerenciar apólices e indenizações podem ser obtidos nos formatos necessários para funções de conformidade e governança, bem como para gerenciar o fluxo de trabalho geral de subscrição de apólices. Assim, os processos de subscrição de apólices simples podem ser concluídos em menos tempo, melhorando a experiência do cliente.
A automação inteligente pode criar uma base para a subscrição de seguros em tempo real, mas a preparação para essa solução exige vários pré-requisitos:
O setor de seguros está evoluindo e a força de trabalho está diminuindo rapidamente. As seguradoras tradicionais precisam aproveitar esses novos recursos agora, antes que suas empresas sejam superadas por insurtechs nativas e digitais.
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.