Relatório técnico
Construindo um futuro digital nos serviços bancários de varejo com ai
Contato
A automação trata de remover tarefas repetitivas e permitir que as equipes se concentrem no cliente e em atividades de valor agregado, incentivando inovação e ideias ousadas.”Chris Hartley Líder de práticas de simplificação de negócios
A seguradora global Allianz Group atende a 126 milhões de clientes em 70 países. A jornada de automação inteligente da empresa começou em 2017. A força de trabalho digital da SS&C Blue Prism foi avaliada em uma prova de conceito. Após a aprovação, a equipe expandiu o programa de forma rápida e abrangente, adicionando oito funcionários treinados e estabelecendo uma sólida estrutura e governança. Hoje, a empresa conta com 60 operadores digitais que automatizam mais de 100 processos e cerca de 2,5 milhões de transações por ano.
No projeto inicial, a Allianz identificou seis processos a serem trabalhados nos primeiros seis meses para maximizar o impacto em toda a organização. A equipe de automação é baseada na área de operações. Portanto, ela tem visibilidade geral dos negócios. Dessa forma, a equipe conseguiu identificar oportunidades nas áreas de subscrição, preços, finanças, TI e conformidade. A equipe percebe benefícios de longo prazo tanto para funcionários quanto para clientes. “Como resultado do investimento em automação, notamos que as equipes estavam sendo liberadas para agregar mais valor aos clientes. Com a automação das atividades manuais, nossos funcionários podiam fazer mais. Além disso, a Allianz conseguiu acelerar suas estratégias digitais e de dados”, afirmou Chris Hartley, líder de práticas de simplificação de negócios da Allianz.
A equipe de automação também passou a ser proativa na comunicação dos benefícios da tecnologia, ajudando os funcionários a compreender como ela poderia ajudar em suas funções diárias.
Quando os operadores digitais comprovaram seu valor em processos simples e de grande volume, a equipe buscou a evolução. Eles inovaram na escolha de novos projetos de automação com perguntas como “Devemos automatizar processos que precisam de alguma redefinição de engenharia ou redefinir a engenharia dos processos para aumentar sua automação?” A equipe aprimorou a força de trabalho digital com tecnologias como reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e compreensão de linguagem natural (NLU), que permitem aplicar um pouco de estrutura e significado a dados não estruturados.
Inicialmente, as áreas mais beneficiadas foram sinistros e operações, mas agora a equipe já está identificando oportunidades e automatizando processos em toda a empresa. Os fatores de sucesso mais importantes na expansão do programa de automação foram começar aos poucos para entender as possibilidades, investir em pessoas, criar um modelo de governança sólido desde o início e contar com um processo de gerenciamento de mudanças bem estruturado.
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.