contact

Contato

Estudo de caso

Santander reduz em 85% período de integração de novos contratados

85% mais veloz Integração de funcionários reduziu de 6 semanas para 2 dias
Maior NPS Integração acelerada aumenta a satisfação dos funcionários
500 objetos reutilizáveis Ajudou a automatizar rapidamente 350 processos em apenas 4 anos
O processo de integração levava pelo menos seis semanas para ser concluído. Os operadores digitais da Blue Prism finalizam em apenas dois dias. A transformação aumentou a satisfação dos funcionários e permitiu aos novos contratados iniciar o trabalho mais rapidamente."
Silvina Montemartini Chefe de RPA

O Santander é uma empresa líder em serviços financeiros na Argentina, com 3,7 milhões de clientes, US$ 11,6 bilhões em ativos geridos e 8.200 funcionários. Com números impressionantes, a empresa precisa de uma grande força de trabalho para oferecer efetivamente todos os serviços que os clientes esperam receber. No entanto, após a seleção de candidatos eram necessárias seis semanas para integrar os novos contratados. Diante dessa ineficiência, o Santander sabia que precisava acelerar o processo. Mas como a empresa fez isso? Empregando um novo tipo de colaborador: o operador digital da Blue Prism.

Desafio

Com diversas operações, o Santander mantém um processo de seleção constante. Mas o verdadeiro desafio surgia quando a empresa tentava integrar novos funcionários. Até que um novo profissional pudesse iniciar, o banco precisava realizar diversas tarefas, como criar contas e preparar a infraestrutura tecnológica, o que exigia a participação de diferentes departamentos. E, para uma empresa de serviços financeiros, havia ainda verificações regulatórias externas a cumprir. Realizado de forma manual e sequencial, o processo de integração levava seis semanas para ser concluído. Além disso, com cerca de 50 a 100 novos funcionários sendo contratados todos os meses, o desafio ganhou proporções cada vez maiores.

Solução

Como a integração manual dos novos funcionários pela equipe de RH demorava muito tempo, o Santander contratou os operadores digitais inteligentes da Blue Prism. Atualmente, sempre que uma oferta de emprego é feita, os operadores digitais executam o processo de integração. Eles informam automaticamente os departamentos envolvidos, reúnem as informações necessárias, criam contas e realizam as verificações de conformidade obrigatórias.

O resultado? O processo, que levava seis semanas, agora é concluído em apenas dois dias. Além disso, essa redução significativa também gerou um aumento na pontuação de NPS entre novos funcionários, ajudando o Santander a atrair e reter um número maior de profissionais.

Com os benefícios da automação inteligente claramente definidos, o Santander automatizou mais de 350 processos em suas inúmeras operações. Ao adotar uma abordagem reutilizável no desenvolvimento de ativos — armazenando mais de 500 objetos que permitem aos desenvolvedores lançar rapidamente novas automações — a empresa alcançou tudo isso em apenas quatro anos. O Santander também está usando a automação inteligente fora da Argentina. Atualmente, o banco tem mais de 1.000 processos ativos em toda a organização.

É uma conquista impressionante que fez o Santander Argentina receber o Customer Excellence Awards em Geração de Valor Comercial nas Américas.

The Latest From SS&C Blue Prism