Relatório técnico
Construindo um futuro digital nos serviços bancários de varejo com ai
Contato
Nenhuma outra metáfora é mais adequada para automação low-code do que os blocos de construção LEGO. O LEGO permite que sua imaginação corra solta. Com ele, você pode construir castelos inteiros, trens ou até mesmo uma versão em escala do RMS Titanic com um tijolo humilde, tudo isso sem precisar de engenharia avançada ou conhecimento de criação.
O mesmo conceito se aplica à automação low-code — é realmente muito simples. Você está usando componentes pré-fabricados (tijolos) para criar automações sem precisar de ampla experiência em codificação. Em ambos os casos, o processo de construção não se torna um empecilho, em vez disso, promove a criatividade e a resolução de problemas, além de permitir que uma ampla variedade de pessoas com diferentes conhecimentos construa algo funcional e valioso.
Se você fosse construir um site décadas atrás, precisaria saber como programar. No entanto, se estava construindo um site hoje, existem várias ferramentas que você pode usar para ajudar a criar um. As automações prediais seguiram evolução semelhante.
Em essência, automação low-code é o uso de plataformas de desenvolvimento e softwares de automação para criar automações, como o SS&C | Blue Prism® UX Builder. Plataformas como essas fornecem uma interface gráfica do usuário (GUI) visual e um ambiente amigável para que as pessoas projetem, testem, criem e implementem suas automações. Elas ainda oferecem componentes pré-construídos e modelos que podem ser editados se você tiver algumas habilidades de codificação, daí o "baixo" em low-code.
É comum que as pessoas que usam ferramentas de automação com baixo teor de código sejam chamadas de desenvolvedores cidadãos. O termo é usado para descrever indivíduos dentro de uma organização que podem não ter um histórico formal de programação ou software, mas usam ferramentas low-code para criar automações que atendem a necessidades comerciais específicas.
A automação no-code também é frequentemente mencionada quando se fala em low-code. Low-code e no-code são semelhantes, mas no-code dá um passo além: não requer absolutamente nenhum conhecimento de programação ou software. Ela depende muito de recursos visuais e interfaces e funções pré-criadas para que as pessoas criem suas automações.
Pense assim: no-code significa que os usuários podem usar recursos simples e pré-criados para criar suas automações. Contudo, para qualquer coisa mais complexa ou específica, algum nível de conhecimento de programação é necessário, e é aí que entra o low-code.
A automação robótica de processos (RPA) é o uso de robôs de software para automatizar tarefas manuais, repetitivas e propensas a erros, geralmente realizadas por um humano. A RPA não exige fluxo de trabalho personalizado ou desenvolvimento de aplicativos. Ela automatiza os processos existentes. Sua relação com o low-code? Ambas são tecnologias que visam melhorar a eficiência e automatizar tarefas, apenas com recursos e focos diferentes.
A RPA é adequada para automatizar dados estruturados e de qualidade. É aí que ela prospera. No entanto, se você tem um sistema herdado que precisa de integração ou se os dados no sistema não estiverem estruturados, pode ficar um pouco desafiador usar RPA sozinho e ver todos os seus benefícios. É aí que você pode integrar a automação low-code. O low-code trabalha facilmente com sistemas herdados e dados não estruturados para reconstruir sistemas desatualizados de forma mais econômica, rápida e simples do que contratar uma equipe de desenvolvedores de RPA para criar automações personalizadas sempre.
RPA | Low-code | |
Definição | O uso de bots de RPA para automatizar tarefas de negócios repetitivas que um humano normalmente executaria. | Abordagem visual e intuitiva para criar automações de fluxo de trabalho simples e complexas para processos completos. |
Foco | Automatize dados estruturados e de qualidade dentro dos limites dos sistemas existentes. | Criação e implementação de automações com capacidade de integração com bancos de dados e aplicativos de negócios de terceiros. |
Complexidade | Adequadas para tarefas simples. | Adequadas para tarefas simples e complexas. |
Usuários | Principalmente orientadas por TI. | Desenvolvedores cidadãos. |
A automação low-code oferece uma ampla variedade de benefícios para organizações e indivíduos:
As empresas que apoiam seus desenvolvedores cidadãos implementando ferramentas low-code ou no-code têm pontuação 33% maior em inovação do que aquelas que não o fazem."McKinsey
A automação low-code ajuda a capacitar os funcionários a assumir o controle de seus processos de negócios e automatizar fluxos de trabalho e tarefas. Como colocar a automação low-code em ação? Veja alguns exemplos:
Agendamento de consultas: Automatize facilmente o agendamento de consultas de pacientes, lembretes e acompanhamentos com low-code. Você também pode garantir a confidencialidade do paciente e melhorar as experiências do paciente.
Gerenciamento de inventário: Automações low-code podem ser geradas para rastrear o estoque de suprimentos médicos e medicamentos, garantindo que os níveis de estoque sejam adequados e que os itens vencidos sejam removidos.
A conclusão é que as plataformas de automação low-code ajudam as empresas a aumentar sua eficiência e agilidade no mercado competitivo. Eles ajudam a capacitar os funcionários a se adaptarem rapidamente, simplificarem as operações e inovarem com mais eficiência, rompendo as barreiras e tornando a automação mais acessível a todos.
Quando você tem desenvolvedores cidadãos ajudando a criar as automações, também é possível realocar recursos de TI para prioridades mais altas e iniciativas mais estratégicas que exigem desenvolvimento complexo de código ou software. É uma situação em que todos ganham.
Até 2025, 70% dos novos aplicativos desenvolvidos pelas organizações usarão tecnologias low-code ou no-code, contra menos de 25% em 2020."Gartner
Aplicativos, plataformas e ferramentas low-code estão ficando cada vez mais inteligentes e avançados, tornando ainda mais fácil para as pessoas criarem as automações que desejam e precisam. Eles estão transformando a forma como os recursos são usados: liberando as equipes de TI de tarefas rotineiras e oferecendo aos funcionários a chance de inovar. Aqueles que estão usando low-code estão vendo vantagens estratégicas incomparáveis, pois são mais adaptáveis, criativos e simplificados.
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.