Blog
Expansão usando operadores digitais
Contato
Conheça os robôs de software, ou “bots”, como são conhecidos coloquialmente. Eles são persistentes, economizam tempo e trabalham muito para gerar resultados precisos com maior produtividade. Individualmente, são simples fragmentos de código criados para concluir as tarefas rotineiras que recebem. Você os reconhecerá como chatbots ou crawlers da web: projetados para executar instruções específicas criadas por humanos para a execução de tarefas simples.
Os bots de software seguem instruções e nada mais. Quer dizer, a menos que sejam combinados com tecnologias de inteligência artificial (IA). Considerados isoladamente, os bots são feitos para tarefas simples e pequenos êxitos. Mas quando combinados com IA, eles têm um potencial bem maior.
Você está aqui porque deseja ver sua organização crescer. Para fazer isso, você precisará pensar sobre como a automação inteligente (AI) pode transformar esses pequenos bots em operadores digitais que aprendem, têm ótimo desempenho e podem transformar totalmente as operações, desde as simples e diretas até as complexas e não estruturadas.
Os robôs de software, ou “bots”, são programas predefinidos e baseados em regras, criados para concluir tarefas individuais seguindo instruções.
A Automação Robótica de Processos (RPA) ganhou popularidade nos últimos anos e há um bom motivo para isso. A implementação de bots de RPA libera funcionários humanos para tarefas mais interessantes. Em relação aos humanos, eles executam tarefas em menos tempo e sem erros. A RPA pode ajudar a organização a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a experiência dos clientes.
A RPA é uma tecnologia de automação de processos empresariais que interage com sistemas de software por meio de interfaces gráficas de usuário (GUIs) ou APIs. A RPA é voltada a regras como, por exemplo, mover dados de um sistema para outro.
No entanto, com tecnologias de automação inteligente, como IA e aprendizado por máquina (ML), combinadas com a automação robótica de processos, os bots de software não têm mais limites para o que podem fazer.
A automação inteligente ajuda a unificar as forças de trabalho humana e digital e aperfeiçoa os robôs de software para que possam aprender e imitar a inteligência humana, criando fluxos de trabalho mais otimizados e reduzindo gargalos.
OK, mas o que são exatamente robôs de software e por que estamos falando sobre eles?
Essencialmente, robôs de software são programas codificados para concluir tarefas individuais definidas especificamente para eles. As pessoas criam as receitas e os bots cozinham os alimentos seguindo exatamente a receita. Esses aplicativos de robô predefinidos são baseados em regras e dirigidos a processos de negócios lineares, principalmente os processos repetitivos que desperdiçam recursos humanos valiosos.
E se surgir um problema ou se uma tarefa mais complexa precisar de atenção? Os bots de software não conseguem compreender processos mais diversificados ou ambíguos por conta própria. Eles não podem acrescentar aquela pitada extra de pimenta ou aquele segredo para cozinhar o molho. É aí que entra a automação inteligente de processos.
Os bots de software simulam a atividade humana em seu nível básico, enquanto a AI proporciona aos bots as ferramentas de comunicação e interação para lidar com comportamentos mais complexos. Eles são adequados para ações predefinidas, mas não aprendem nem evoluem sem avançar para a próxima etapa da jornada de automação.
A automação baseada em IA ajuda os bots a evoluir durante sua execução. É isso que torna a AI tão atraente: ela se expande de forma inteligente em toda a empresa, encontrando maneiras melhores de executar tarefas.
Talvez você já tenha implementado bots de RPA na organização para concluir tarefas simples e conquistar pequenos sucessos. Em seu estado mais simples, os bots realizam tarefas previsíveis e repetitivas e são indicados para ações de grandes volumes porque trabalham com rapidez e precisão.
Quando estiver tudo pronto para elevar o nível das iniciativas de transformação digital, você precisará considerar a transformação em grande escala. A automação inteligente elimina lacunas usando tecnologias de inteligência artificial, como aprendizado por máquina, interação de dados estruturados e não estruturados, processamento inteligente de documentos (IDP) e processamento de linguagem natural (NLP).
Com os recursos interativos da automação robótica de processos e os recursos de aprendizado da AI, você obtém um sistema de automação capaz de processar uma maior variedade de tarefas mais complexas.
Vejamos agora como os robôs de software podem ser combinados com a automação inteligente.
Os tipos de bots utilizados e de aplicativos de software de robôs implantados dependem do local e da forma de implementação.
Para adotar a automação, você precisa saber quais processos comerciais quer automatizar e o aplicativo empresarial geral para implementar essa automação. A partir daí, você precisa ter recursos de monitoramento e ajustes da automação durante sua execução.
Estes são alguns exemplos de ferramentas úteis para ajudar a impulsionar o sucesso da jornada de automação:
Esses são apenas alguns exemplos de aplicativos de software que podem ajudar a impulsionar o sucesso da automação e a executá-la com eficiência ideal.
Você pode fazer muitas coisas com automação em diversos setores e níveis de operação. A maioria das organizações começa com a automação de tarefas administrativas básicas e depois evoluem a automação inteligente para abranger soluções mais amplas e inovadoras.
Mas antes, vejamos alguns exemplos de como os robôs de software são usados.
Um sistema de serviços bancários pode usar bots de software na avaliação de transações para detectar de indícios de fraude.
O bot obtém dados das contas para alimentar um algoritmo de IA. O mecanismo de IA examina os padrões de gastos típicos do cliente e determinar se há alguma atividade ilegal.
Essas atividades possivelmente fraudulentas podem ser identificadas por robôs de software simples. No entanto, com a automação inteligente, eles também podem tomar medidas que frequentemente exigem várias etapas, como alertar a administração pública, congelar transações, comunicar-se com auditores internos e notificar o cliente.
Esses bots baseados em IA interagem de forma segura com vários sistemas dentro e fora da organização, sem exigir intervenção humana.
Os chatbots são um exemplo bem conhecido de robôs de software que trabalham no atendimento ao cliente. Em sua iteração mais simples, eles podem responder a perguntas simples para preparar a próxima etapa da interação com o cliente e avaliar se o cliente deve ser encaminhado para um funcionário humano.
Com os bots de software baseados em IA, essas interações evoluem para comportar múltiplas conversas simultâneas com diversos clientes.
Os bots podem dar respostas imediatas às perguntas dos clientes sobre um produto ou serviço, reduzindo o tempo de espera dos clientes e aprimorando a experiência geral.
Já falamos sobre como os robôs de software podem ajudar a organização a alcançar melhor eficiência e redução de custos, mas como ficam os funcionários? Você já deve ter ouvido, e talvez até comentado, sobre o receito de que os robôs tomarão o trabalho dos humanos. Será que isso é verdade?
A história é bem mais complicada (e interessante). Resumindo: quando os bots de software assumem as tarefas monótonas e repetitivas, os humanos podem se dedicar a tarefas mais significativas. Eles são capacitados para desenvolver ainda mais suas habilidades e utilizar as qualidades que reconhecemos como humanas: empatia, tomada de decisões ponderadas e comunicação detalhada.
Por fim, veremos como os robôs de software podem ser implementados com AI para criar uma automação expansível e capaz de aprender na organização.
Nunca é tarde demais para introduzir a AI na jornada de automação. A automação é um campo em constante evolução. Felizmente, bots de RPA e AI têm um vínculo intrínseco e, se você já está interessado em bots de software em menor escala, pode adotar uma estrutura sólida para prosseguir com a automação inteligente.
Veja o que você gostaria de aprimorar nos processos e encontre as ferramentas e tecnologias adequadas às suas necessidades. Elas podem ser as que mencionamos aqui, ou talvez você já tenha uma lista completa ou esteja procurando orientação antes de iniciar as atividades.
A SS&C Blue Prism pode ajudar a determinar o uso certo dos bots de software baseados em automação inteligente.
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.