Relatório técnico
BPM: como orquestrar a transformação digital da organização
Contato
O trabalho em serviços bancários e financeiros baseia-se principalmente em processos manuais e diversos sistemas. Com isso, os funcionários deixam de melhorar a experiência do cliente e de compreender perfeitamente seus clientes. O sistema também favorece erros.
A solução é simples, mas costuma ser ignorada. As empresas precisam encaminhar as tarefas e recursos para os lugares certos na hora certa, com um modelo de negócios estabelecido que permita total supervisão do processo. Mercados altamente regulamentados, como o setor bancário, precisam garantir a conformidade desse processo.
Pense quanto tempo é gasto no processamento de dados e documentos: e-mail, fax, online etc. Além disso, os clientes estão cada vez mais exigentes, e o setor financeiro e bancário precisa minimizar os erros e acompanhar processos discrepantes, personalização manual de contas de clientes, além de abundantes (ainda que necessários) regras de negócios e requisitos regulatórios.
O gerenciamento de processos comerciais (BPM) é uma ferramenta que ajuda as organizações a reduzir tempo, erros e custos pela melhoria da eficiência operacional. O BPM permite que empresas aumentem as margens e a satisfação dos clientes com processamento otimizado e integração digital. Com isso, os funcionários ganham tempo para se concentrar em questões importantes e atividades que agregam valor, como decisões estratégicas e iniciativas para melhorar a experiência do cliente.
A transformação digital em serviços bancários começa com BPM. Visualizando e compreendendo todos os processos bancários, as instituições podem criar soluções eficientes de automação de processos de negócios em escala. O BPM ajuda as instituições a estabelecerem uma estratégia de transformação digital e fazer a transição dos processos lentos do sistema bancário tradicional para a otimização dos sistemas online.
BPM é um software de automação inteligente (AI) que conecta sistemas e pessoas para melhorar a eficiência do trabalho. Ele ajuda as organizações a otimizar processos completos e cria relatórios detalhados das tarefas executadas.
Com o BPM, as organizações podem analisar seus processos em conjunto ou individualmente e identificar seu estado atual e descobrir oportunidades para gerar mais eficiência. As ferramentas de BPM ajudam a planejar, modelar, executar, monitorar e otimizar o fluxo de trabalho do banco pela coordenação de informações, sistemas e comportamentos.
Para instituições financeiras, o BPM é uma técnica fundamental para melhorar o atendimento e a lucratividade e reduzir custos operacionais. Ele ajuda as organizações a padronizar processos internos e avaliar seu desempenho com rapidez e precisão.
Dentro da automação inteligente (AI), temos a automação robótica de processos (RPA). A RPA usa operadores digitais para automatizar tarefas repetitivas em processos de negócios estabelecidos, reduzindo custos e aumentando sua velocidade e precisão.
RPA e BPM funcionam melhor juntos. A RPA automatiza tarefas específicas, enquanto o BPM analisa, mede, otimiza e orquestra processos complexos. É um recurso incrível para setores regulamentados, como bancos e instituições financeiras. Ele facilita a automação de processos regulamentados, garantindo que a força de trabalho digital cumpra os padrões do setor.
A combinação de RPA e BPM melhora a efetividade geral de suas iniciativas de automação:
Vejamos como o BPM melhora processos bancários.
O BPM pode ser descrito como uma peça de montar usada por organizações para transformar operações. Com a crescente complexidade dos processos, é preciso orquestrar estratégias e desempenhos. Confira alguns exemplos de implementações de BPM em instituições financeiras com esse objetivo:
Os clientes esperam serviços cada vez mais rápidos, precisos e personalizados. Novos clientes querem um processo de integração dinâmico, e o BPM ajuda os bancos a otimizar e automatizar toda a integração. Ele remove gargalos, acelera o processamento e o tempo de resposta e encaminha casos excepcionais para serem resolvidos pelas pessoas certas.
Com a automação de processos manuais, redução da papelada e aceleração da integração, o BPM aprimora toda a experiência do cliente. Os clientes gostam de um processo de integração otimizado, fácil e rápido, o que aumenta sua fidelização e satisfação.
O BPM ajuda a identificar riscos em atividades bancárias, monitorando e garantindo a uniformidade na execução e documentação de tarefas. Ele pode ajudar a rastrear praticamente em tempo real os requisitos de conformidade para criar relatórios precisos de conformidade. Isso permite que os bancos acompanhem seus processos com avaliações de risco mais precisas e rápidas.
O BPM pode automatizar e otimizar todo o processamento de empréstimos, inclusive envio de pedidos, qualificação, avaliação de crédito, documentação, análise administrativa, subscrição, verificação e aprovação. Ele mantém uma trilha de auditoria confiável, encaminhando e acompanhando tarefas. Além disso, é possível criar notificações e encaminhamentos em tempo real para reduzir atrasos. No geral, o BPM acelera o processamento, o que ajuda a melhorar o atendimento dos clientes sem aumentar o tempo de espera.
O BPM otimiza os fluxos de processamento de pagamentos, como iniciação, autorização, compensação e reconciliação de pagamentos. Os bancos pode gerenciar com eficiência diversos tipos de pagamentos (como transferências, débitos, transações de cartões) sem perder a conformidade com a regulamentação de pagamentos.
O poder de transformação da automação nos serviços bancários mal começou. As organizações buscam mais formas de unificar a força de trabalho digital e a humana, reduzir custos operacionais e melhorar a produtividade sem sacrificar a qualidade do atendimento nem a satisfação dos funcionários. AI e BPM são ferramentas importantes nessa jornada de aprimoramento do trabalho.
O SS&C | Blue Prism® Chorus é uma plataforma completa de BPM para orquestrar processos críticos em toda a empresa, facilitando a interação com clientes, melhorando a eficiência operacional, reduzindo custos e riscos. É uma solução de BPM para ajudar a reduzir os riscos de conformidade e evitar multas, facilitar e otimizar o trabalho diário dos serviços financeiros e profissionais bancários.
O Chorus conecta pessoas, processos, dados, operadores digitais e sistemas para apresentar as tarefas corretas para cada operador na hora certa, em toda a empresa.
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.