contact

Contato

Blog | 2 de nov. de 2023

6 casos de uso para automação inteligente

Casos de uso para automação inteligente
Table of Contents

Exemplos de automação para seu setor

A automação pode otimizar operações em vários setores. Operadores digitais gerenciam tarefas com eficiência e precisão, permitindo que organizações descubram mundos de possibilidades inéditas. No entanto, quais as vantagens concretas da automação, e como integrá-la de forma dinâmica a suas áreas e departamentos?

Este texto analisará aplicações específicas da automação com exemplos de casos de uso em manufatura, assistência médica, serviços financeiros e bancários, seguros, transportes e logística, varejo e comércio. Veja como embarcar na jornada para a excelência em automação.

Quais são os casos de uso para automação inteligente de processos?

Automação inteligente de processos (IPA) ou automação inteligente (AI) são tecnologias cognitivas que empregam operadores digitais em tarefas baseadas em regras, geralmente repetitivas, que eram executadas por humanos, otimizando assim os processos comerciais.

Como funciona a AI?

A AI é um software de automação que combina inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML), gerenciamento de processos comerciais (BPM) e automação robótica de processos (RPA) para automatizar tarefas com inteligência e orquestrar fluxos de trabalho. Os operadores digitais trabalham 24h sem intervalos nem intervenção humana, e conseguem usar dados estruturados, semiestruturados ou não estruturados.

Quais são alguns exemplos de vantagens da automação inteligente?

Para aproveitar ao máximo seu programa de automação, concentre-se em descobrir as vantagens ocultas da automação inteligente, como satisfação de clientes e funcionários, redução de riscos e excelência em processos. Exemplos de vantagens da AI:

  • Economia
  • Menos erros humanos
  • Funcionários mais satisfeitos
  • Atendimento ao cliente aprimorado
  • Mais eficiência

Quais são os casos de uso mais comum para automação inteligente em cada área ou departamento?

O objetivo da AI é aumentar a eficiência do trabalho, o que pode acontecer em diversos processos e departamentos das empresas. Alguns exemplos comuns:

Integração e desligamento de funcionários

    São processos tediosos para que os recém-contratados tenham todos os equipamentos e treinamentos desde o primeiro dia, sem perda de tempo, com toda a papelada necessária para a equipe de RH (recursos humanos). No desligamento, o RH precisa obter a carta de demissão, processar os pagamentos e as despesas finais e garantir a devolução de todos os materiais da empresa. A AI pode gerenciar todas essas tarefas, com comunicação dinâmica e acompanhamento das listas de tarefas, permitindo que sua empresa se concentre em dar as boas-vidas aos recém-contratados e otimizar a partida dos funcionários desligados.

    Integração de clientes

      A primeira impressão do cliente deve ser de conveniência, eficiência e personalização. Isso garante a satisfação e retenção do cliente, com fidelização à marca. Entretanto, essa integração pode ser um processo demorado, cheio de registros manuais de dados. A AI captura dados de forma eletrônica e insere-os no seus sistema. Ela também pode automatizar a comunicação com os clientes, como e-mails de boas-vindas, ou mensagens personalizadas, para que eles vejam somente os produtos e serviços relevantes.

      Conformidade

        Em qualquer setor, a conformidade dos processos com a regulamentação da empresa e do setor é uma prioridade que costuma ser complicada e demorada. Com a AI, você cria regras conforme suas regulamentações de conformidade e os operadores digitais sempre vão segui-las. Os relatórios em tempo real da AI permitem auditar, acompanhar e monitorar os processos, registrar os problemas imediatamente e garantir que os operadores digitais cumpram sempre os requisitos mais recentes.

        Gestão de relacionamento com clientes (CRM)

          Sistemas de CRM podem ser poderosas ferramentas de marketing, mas costumam apresentar erros e dar trabalho para as equipe de vendas, que precisam buscar e inserir dados manualmente, em vez de dedicar seu tempo à interação com os clientes. A AI pode eliminar essas tarefas manuais com funções de gestão de contatos e análises, integrando dados com aplicativos de terceiros para facilitar o acesso. Além disso, as análises oferecem métodos mais detalhados de previsão para que a equipe de vendas tome decisões baseadas em dados.

          Quote-to-cash (Q2C)

            Para manter o fluxo de caixa, é preciso receber orçamentos, executar pedidos, cobrar os clientes e receber pagamentos: os processos manuais se acumulam rapidamente. A AI otimiza o processo, extraindo dados de documentos como faturas e inserindo-os automaticamente no sistema para acelerar o processo de pagamento e reduzir o custo de erros que podem resultar em multas.

            Quais são os casos de uso de automação inteligente específicos por setor?

            Uma coisa é adotar uma ferramenta de automação, mas o próximo passo é entender onde implementá-la para conseguir a total transformação digital. Casos de uso podem ajudar sua organização a aplicar a AI. Eles dão referências de como implementar operadores digitais e expandir sua automação de ponta a ponta.

            Vejamos casos específicos por setor.

            Manufatura

            Os operadores digitais podem automatizar fluxos de trabalho de manufatura processando grandes conjuntos de dados rapidamente e otimizando pedidos, compras, alertas e escalas. Além disso, as análises preditivas podem impedir falhas de abastecimento e paradas na cadeia de suprimentos. As análises também ajudam os engenheiros de manutenção a prever e resolver erros antes que afetem seus equipamentos. Confira algumas coisas que podem ser automatizadas pelos operadores digitais:

            • Rastreamento da produção
            • Lista de materiais
            • Auditorias
            • Operações de SAP/ERP
            • Planejamento da demanda de cadeias de suprimentos

            Não precisa acreditar em nós. Veja os depoimentos de nossos clientes de manufatura: 

            “Há muito potencial para desenvolver a automação inteligente em fluxos de contabilidade com demonstrativos financeiros, orçamentos e previsões, entre outros.” Nina Mårvad, diretora de suporte de operações da Riksbyggen.

            Assistência médica

            A AI com processamento de linguagem natural (NLP) pode obter e analisar dados com segurança para ajudar diagnósticos e tratamentos no setor de assistência médica. Operadores digitais também podem otimizar o agendamento de consultas e entrada de prontuários nos arquivos do paciente, para que a equipe administrativa não perca tanto tempo digitando informações em diversos sistemas. O tempo de espera é reduzido e os pacientes podem ser atendidos com mais rapidez. Algumas áreas onde a automação pode ser aplicada:

            • Gestão do ciclo de receitas
            • Encaminhamentos eletrônicos
            • Gestão de reembolsos
            • Processamento de faturas
            • Integração de pacientes

            Veja o depoimento de um cliente da área de assistência médica:

            “Com nossa força de trabalho digital e uma integração revolucionária do armazém de dados, automatizamos várias áreas importantes da gestão de pacientes com o SystmOne, dos encaminhamentos, do agendamento de consultas e do processamento de desfechos clínicos até a alta. É a base de nossa estratégia digital e temos muitos planos para o futuro com a SS&C Blue Prism.” Callum Guthrie, gerente de aplicação, automação e qualidade de IM&T da Connect Health.

            Serviços bancários e financeiros

            Os sistemas de AI operam em segurança e ajudam a manter a conformidade, que é especialmente importante em setores muito regulamentados, como bancos e serviços financeiros. Confira algumas tarefas específicas que podem adotar AI ou RPA para otimizar processos:

            • Abertura de conta e integração
            • Financiamento de comércio exterior
            • Solicitações de empréstimo
            • Contabilidade

            Veja o depoimento de um cliente da área de serviços financeiros:

            “Conseguimos pagar 99% dos empréstimos em 24 horas. Gerenciamos mais de 23.000 transações financeiras com a automação inteligente. Foi um sucesso grande, muito grande.” Carlos Gonzalez Jardon, governança e operações de TI, ABANCA.

            Seguros

            Há muitas tarefas repetitivas na área de seguros que poderiam ser transferidas para um operador digital, do processamento de indenizações de seguro-saúde a avaliações de cobertura de propriedades. A AI pode ajudar seguradoras a reduzir cálculos manuais de taxas, pagamentos, sinistros e avaliações, automatizando-os e garantindo também sua conformidade. Algumas áreas onde a AI pode otimizar processos de seguros:

            • Automação de subscrições
            • Automação de sinistros 
            • Automação da detecção de fraudes
            • Suporte a centrais de atendimento

            Veja o depoimento de um cliente da área de seguros:

            “A automação trata de remover tarefas repetitivas e permitir que as equipes se concentrem no cliente e em atividades de valor agregado, incentivando inovação e ideias ousadas.” Chris Hartley, líder de prática de simplificação de negócios da Allianz

            Transportes e logística

            A AI foi feita para melhorar a eficiência, reduzir custos e otimizar operações, vantagens interessantes para qualquer organização de transporte e logística. A AI analisa em tempo real dados de trânsito e clima para otimizar rotas de entrega, reduzindo o consumo de combustível, tempo de viagem e emissão de poluentes. Veja alguns exemplos da aplicação de AI nesses processos:

            • Automação da gestão de inventário
            • Automação de armazéns
            • Balanceamento de cargas
            • Manutenção preditiva
            • Rastreamento e acompanhamento de cargas

            Porém, veja o que disse um cliente de transporte e logística durante a pandemia:

            “Nenhuma companhia aérea estava preparada. Em um dia, passamos de centenas de milhares de pessoas voando para zero. O número de pendências era enorme e recebíamos milhões de solicitações de alteração. Conseguimos responder com agilidade usando automação inteligente.” Roman Tesar, gerente de operações de unidade da Lufthansa InTouch.

            Varejo e comércio

            Veja o exemplo das compras online para entender como a AI pode transformar um processo bom em um processo excelente. Personalize a experiência do cliente de forma que, assim que ele fizer o login, veja produtos especificamente relevantes para ele. A inteligência artificial pode processar milhões de dados da jornada do cliente com chatbots e recomendar produtos ou tirar dúvidas rapidamente. Há outras áreas em que a AI pode ser útil:

            • Otimização de preços
            • Atendimento e interação com o cliente
            • Execução de pedidos
            • Visibilidade da cadeia de suprimentos

            Confira o depoimento de um cliente da área de varejo sobre sua força de trabalho digital:

            “Como as solicitações mais simples dos clientes são atendidas por operadores digitais, nossos colegas ficam livres para os diálogos mais difíceis com os clientes, onde quer que estejam, o que é fundamental para nossa empresa.” Jordan Wain, líder de RPA da Pets at Home.

            A automação em suas mãos

            Para qualquer setor, a automação inteligente tem soluções. Ela aumenta a eficiência, precisão e produtividade. Ela fornece novas habilidades e libera funcionários para tarefas que agregam mais valor e são mais interessantes. A automação é o futuro do trabalho e pode ajudar a manter a competitividade de sua organização.

            A transformação digital começa com uma tarefa e traz robustez e eficiência para processos inteiros. A automação inteligente vai ajudar você; basta começar.

            The Latest From SS&C Blue Prism