Blog
IA criativa x IA preditiva
Contato
É hora do confronto final: humanos versus inteligência artificial (IA). Ambos os lados estão preparados e prontos para provar, de uma vez por todas, quem será declarado vencedor.
Ou, existe outro caminho? Humanos, IA, robôs... Todos nós temos nossos pontos fortes. Então, por que não trabalhamos juntos?
A ficção científica popularizou a ideia de que a IA é o pior inimigo existencial da humanidade — mas isso é ficção. Na verdade, há muito que a IA pode fazer, e há muito que as pessoas podem fazer — e juntas, elas podem fazer ainda mais, melhor, mais rápido e com mais eficiência. Essa é a intenção da tecnologia que evolui ao longo dos tempos: tornar a vida das pessoas melhor.
Vamos dar um momento, deixar de lado o botão de autodestruição e explorar como você pode aproveitar a IA e desenvolver a colaboração homem-máquina. Mas, primeiro, o que queremos dizer com colaboração IA-humana?
Trata-se simplesmente de usar sistemas de IA para aumentar a tomada de decisões humanas, a criação de conteúdo e assim por diante. A automação inteligente (AI) é um exemplo comercial da combinação de tecnologia de IA com automação robótica de processos (RPA) para automatizar tarefas repetitivas, liberando as pessoas para se concentrarem em trabalhos mais complexos.
Outras tecnologias dentro da IA podem incluir reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para ler documentos; processamento de linguagem natural (PLN) para compreensão da linguagem humana; aprendizado de máquina (ML) para identificar padrões para ajudar na tomada de decisão; e IA preditiva para prever eventos futuros.
A automação inteligente capacita as organizações a analisar grandes quantidades de dados com rapidez e precisão; otimizar e agilizar seus processos; obter insights orientados por dados sobre como seus processos são executados para melhorar a tomada de decisões; e transformar a forma como as pessoas trabalham e como a empresa em geral interage com os clientes.
Você entra no seu carro, e qual é a primeira coisa que você faz? Ok, o tanque está cheio. Agora, para onde vai? O Google Maps é um ótimo exemplo de uso humano de IA. Hoje em dia, é difícil pensar em uma época em que usávamos mapas de papel em vez de nossos telefones.
Depois, há a IA criativa. A IA criativa é uma tecnologia inovadora em IA conhecida por sua capacidade de criar e produzir novos conteúdos com base em seus dados de treinamento. Ela pode gerar texto, código, imagens, sons e até processos, e é capaz de melhorar a produtividade em vários mercados, do atendimento ao cliente ao marketing e muito mais.
Tudo pronto para turbinar sua automação inteligente com IA criativa? Leia nosso e-book para saber como sua força de trabalho humana e digital pode colaborar com a IA.
Essa equipe de tecnologia deve estar concentrada no que mais valorizamos: o tempo. Com níveis recordes de esgotamento na força de trabalho, você pode reduzir a carga sobre seus funcionários e promover um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional para que eles possam produzir um trabalho de maior qualidade em geral. Tecnologias de IA, como a IA criativa, reduzem o número de tarefas chatas e tediosas nas quais as pessoas trabalham para que elas possam se voltar para iniciativas estratégicas de maior valor. Isso ajuda as pessoas a se sentirem mais engajadas em seus trabalhos e também ajuda as organizações a reduzir erros, aumentar a eficiência e a capacidade de adaptação e obter mais produtividade dos funcionários. Todos saem ganhando.
A IA não está concentrada em tirar empregos, mas sim em ampliar o que já existe para abrir espaço para ainda mais. Seus operadores digitais de automação inteligente, por exemplo, são colegas de trabalho digitais do seu pessoal, ajudando-os a realizar seu trabalho, conectar sistemas diferentes e acompanhar dados importantes.
Há muito a considerar ao introduzir tecnologias como a IA criativa em sua organização. Você sabe onde quer usar a tecnologia? Quais pontos problemáticos você quer resolver? Quais recursos estão disponíveis para você?
Aqui está nossa lista de verificação do que você pode considerar, usando a IA criativa como exemplo:
Nossa recomendação? Trabalhamos com a AWS para desenvolver soluções para nossos clientes que combinam AI e IA criativa para transformar a forma como o trabalho é realizado. Os casos de uso incluem relatórios financeiros e analíticos, aplicativos de assistência médica, suporte de centro de contato e muito mais. Saiba mais sobre IA criativa de nível corporativo para automação inteligente na AWS e na SS&C Blue Prism.
Ainda não tem certeza? Confira nosso guia de sobrevivência sobre como se preparar para a IA criativa.
Humanos e IA juntos têm o potencial de produzir resultados excepcionais. Aqui estão alguns dos inúmeros benefícios da colaboração entre humanos e IA:
Pense assim: A ideia de um carro autônomo é que você possa sentar e relaxar enquanto o carro leva você aonde precisa ir. Se um cervo pula na estrada, ele pressiona o freio instantaneamente, enquanto você levaria longos segundos que poderiam resultar em um acidente. Seu carro autônomo não está substituindo você, ele está aumentando sua experiência para torná-los melhores (e mais seguros).
Lembre-se, a IA é uma ferramenta. O mesmo acontece com a IA criativa. Por mais que a antropomorfizemos, essa tecnologia realmente é apenas uma maneira de as pessoas trabalharem melhor e mais rápido. E não vai a lugar nenhum — então por que não abraçá-la?
Se o YouTube está bloqueado na sua rede você não vai poder visualizar o vídeo nesta página. Nesse caso, use outro dispositivo. Ao clicar em play no vídeo serão definidos cookies de terceiros do YouTube. Por favor, leia nossa Política de Cookies para mais informações.